segunda-feira, 26 de março de 2012

Gastos de brasileiros no exterior - Infográfico (2012) Época


Produzido para Revista Época.
Existem infográficos que pela própria natureza da pauta as idéias fluem, este é um deles.
Este é mais um dos que a pauta surgiu na infografia, discutimos algumas vezes sobre esse assunto após ler na mídia a informação do enorme crescimento de gastos de brasileiros no esterior. Após passar a notícia existia a sensação que esta seir mais uma proposta que seria engavetada, mas como tínhamos um conceito que ainda que não fosse nova a notícia era muito interessante e relevante para ser esmiuçada.
A pauta foi aprovada e agora o desafio seria mostrar o lado além apenas da notícia, nos debruçamos sobre muitas variáveis e consiguimos encontrar uma proposta muito abrangente, comparando os gastos de países estrangeiros co  o Brasil em diversos níveis. Comparando crescimento da população com valores em US$, forama muitas as paradas para repensar o conteúdo. Enquanto o Rodrigo pensava na hierarquia de cada ponto a ser comparada (e desenhava) muitas vezes (e foram muitas mesmo) alinhavamos o caminho.
Discutimos muitos pontos com a reporter Luciana Vicária que entrou na produção aos 45 do segundo tempo, mas foi de uma competência incrível, por muitas vezes tivemos que usar de persuasão para convencer a diretoria executiva que a proposta estava clara, por sinal cabe dizer que o Diretor Alexandre Mansur nos apoiou muito e acreditou na nossa pauta.
Enfim um info como diria Alberto Cairo. analítico e investigativo em base de dados.
Produzido por: Gerson Mora,  Rodrigo Fortes e Luciana Vicária (textos)

Para conhecer mais infográficos que publiquei e que estou publicando atualmente veja:

Flickr Gerson Mora
Maná e.d.i. (em construção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário